Mostra propõe reflexão sobre participação dos combatentes negros e indígenas na Guerra dos Farrapos
A coleção já percorreu importantes espaços culturais do Estado, como a Fundação Ecarta, o MHJC e o Palácio Piratini. Agora é acolhida pelo parlamento gaúcho, reforçando a importância da valorização da memória coletiva.
A exposição conta com 12 pinturas épicas. Zé Darci utiliza cores intensas, composições vibrantes e paisagens dramáticas para enaltecer a valentia dos Lanceiros Negros e resgatar um protagonismo frequentemente silenciado. A mostra apresenta-se como um testemunho artístico e histórico, ao mesmo tempo que convida o público a revisitar o passado sob uma perspectiva mais inclusiva e crítica.
Embora a historiografia tradicional costume destacar a atuação da elite estancieira e de seus líderes, é sabido que grande parte das tropas rebeldes era composta por negros e indígenas, cuja coragem foi reconhecida por figuras como Giuseppe Garibaldi. No entanto, a memória desses combatentes foi marcada pela dor do Massacre de Porongos, episódio que permanece como uma ferida aberta na história sul-rio-grandense.
Serviço
Exposição “Heroísmo Farroupilha – Um Outro Olhar sobre os Lanceiros Negros”, de Zé Darci
Quando: de 16 a 26 de setembro das 8h30 às 18h30 de segunda a sexta
Onde: Assembleia Legislativa do RS (Praça Marechal Deodoro, 101, Porto Alegre)
Entrada gratuita
