MHJC e CAU em Caminhada pela Duque

A Caminhada do Patrimônio “Duque: ontem e hoje" é organizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), em parceria com o Museu de História Julio de Castilhos (MHJC).

O roteiro iniciou-se na Praça do Aeromóvel, com uma vista estratégica do Cais do Porto, do Gasômetro, e com a história da antiga Cadeia Pública, que se localizava na região.
A caminhada seguiu pela Rua Duque de Caxias, onde estão localizados importantes edifícios como a Pinacoteca Ruben Berta, o Palácio Piratini, a antiga Catedral Metropolitana (atual Igreja das Dores), a nova Catedral e o Memorial da Assembleia Legislativa. Cada ponto será explorado em suas camadas históricas, arquitetônicas e políticas.
O percurso incluiu ainda a abordagem da história do Museu de História Julio de Castilhos — o mais antigo do Rio Grande do Sul — e do extinto Colégio Anchieta, demolido na década de 1970.
A caminhada encerrou-se no Viaduto Otávio Rocha, ícone das transformações urbanas modernizadoras do século XX, abrindo espaço para reflexões sobre mobilidade, centralidade, patrimônio e direito à cidade.
Mediação de Doris Couto e José Daniel Craidy Simões

A atividade contou com intérprete de Libras e integrou a programação oficial da 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A Caminhada CAU/Museu Julio, interou também a programação do Museu de História Julio de Castilhos (MHJC) alusiva ao Dia do Patrimônio - 16/17 de agosto, com propostas de reflexões sobre mobilidade, centralidade, patrimônio e direito à cidade. O patrimônio resiste!
O MHJC está fechado para obras de restauro, mas continua com intensas atividades a serviço de seu público.