Recuperação do acervo em metal da cidade de Muçum.

 Na última terça-feira(05/03) o Museu Julio deu início ao trabalho de recuperação do acervo em metal do Museu Municipal Padre Luccino Vieiro - da cidade de Muçum.

Após terem permanecido submersas e com lama, a maioria das peças passou por uma limpeza superficial com uso de trincha seca e pano umido nop mês seguinte a enchente. Contudo, os resquício de lama estão em frisos, orifícios, elementos decorativos de várias das 83 peças vinculadas ao uso doméstico e ferramentas de trabalho que possuem metal na sua estrutura.

Por meio de uma ampla parceria com Instituições e profissionais da área do patrimônio e cursos da UFRGS, o tratamento se dará em várias etapas: documentação, registro fotográfico, contenção de ferrugem ativa, limpeza e estabilização das peças.
Parte das peças retornarão para Muçum em uma exposição criada pelo grupo de trabalho que se formou, na reinauguração do Museu, em 31 de maio - data de aniversário do Município, que já prepara o espaço para pintura e recepção de novo mobiliário. A lama retirada das peças comporá a nova expografia. Fotos: acervo MJC.