Em 24 de outubro de 1903, morria, aos 43 anos de idade, Julio Prates de Castilhos. Formado em Direito, foi liderança do Partido Republicano Rio-grandense, presidente do Rio Grande do Sul, Deputado Constituinte, presidente do Jornal A Federação e idealizador, segundo Borges de Medeiros Medeiros, do Museu do Estado, que recebeu seu nome em 1907.
Seu enterro foi um acontecimento que movimentou o RS e repercutiu nos jornais do Rio de Janeiro, então Capital Federal.
Quer saber mais sobre o assunto? Selecionamos um artigo super interessante, fruto de pesquisas nos acervos do museu. Entre no link abaixo:
https://www.scielo.br/j/his/a/zDnnFznz9QLrBbSXc4wTrRp/#
O texto apresenta a trajetória da construção visual de Júlio de Castilhos (Presidente da Província do Rio Grande do Sul, década de 1890) por parte do poder público e imprensa. Visa-se discutir a construção da imagem visual do líder republicano como um projeto político que perpassa os acervos dos arquivos e museus públicos e o emprego dessas imagens na imprensa partidária e comercial das cidades de Porto Alegre e Pelotas, os dois principais centros republicanos do estado.
A Autora - Elisabete Leal realizou graduação e mestrado em História na UFRGS e doutorado em História Social pela UFRJ, defendido 2006. É professora associada da UFPel, lotada no departamento de História. Desenvolve pesquisas em Primeira República, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: positivismo, gênero, história política, arte e patrimônio. Coordenadora do GT História, Imagem e Cultura Visual da ANPUHRS, gestão 2020 a 2021.