Reunião da Comissão de Acervos

 

Como parte das atividades da Semana Nacional de Museus, o Museu Julio de Castilhos realizou ontem, 15 de maio, a reunião da Comissão Especial de Gestão de Acervos para analisar o tombamento de 565 peças, inclusive as que já estavam na Instituição mas ainda não haviam sido incorporadas oficialmente às coleções. Constaram na lista de avaliação também as doações realizadas no período 2019- 2023, cuja história e documentação de cada item foram cuidadosamente registradas para permitir sua melhor utilização, tais como expor e pesquisar.

Participaram da avaliação a museóloga Doris Couto, diretora do MJC, Claus Farina, historiador do MJC, e Antônio Augusto Ammirable Albuquerque - representante da Associação de Amigos do Museu, além de Monica Marlise Wiggers, que organizou e listou o acervo para o trabalho da Comissão. A reunião foi aberta ao publico e contou com duas pessoas que acompanharam a atividade.
Como ato simbólico de tombamento, a Diretora fez o registro no livro tombo dos itens nº 10.800, blusa da Mestra Sirley Amaro; 10.801, turbante de Naiara de Silveira; e o item 10.802, escultura tatu bola, que possivelmente seja produção Mbya-Guarani.
Os próximos passos serão o detalhamento de cada peça na ficha catalográfica e seu deslocamento para um dos armários das reservas técnicas do Museu (lugar onde se guarda o acervo que não está em exposição).
Somente após essa fase, as peças estarão à disposição de pesquisadores. A previsão é de seis meses de trabalho, devido ao número elevado de itens.

#cultura #maiscultura #novasfaçanhasnacultura #museujulio