Museu Julio de Castilhos viabiliza visitação de alunos da periferia de Porto Alegre

 


Núcleo Educativo do museu promove visitas mediadas para escolas - Foto: Gabriel Costa - Divulgação MJC
POR ASCOM MJC

Estudantes de duas escolas públicas da periferia de Porto Alegre terão, a partir desta semana, a oportunidade de participar do Projeto Ponte, que viabiliza o acesso ao Museu Julio de Castilhos (MJC), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A primeira visitação será na quinta-feira (11/05), às 14h, com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Santa Rosa. Ao todo, serão contemplados 640 alunos desse colégio do bairro Rubem Berta e também da Escola Municipal Vereador Carlos Pessoa de Brum, da Restinga.

O projeto nasceu a partir do mapeamento que mostrou o perfil do público que visitou o museu nos últimos quatro anos. Entre as escolas que fizeram agendamento para visitação mediada, predominaram as públicas de bairros próximos ao centro de Porto Alegre ou do interior do Estado, não tendo procura, salvo raras exceções, de estabelecimentos de ensino da periferia da capital. E levando em conta os visitantes espontâneos, o museu recebeu, na maioria das vezes, um público formado por pessoas de 25 a 40 anos de idade, com ensino superior. 

Sobre o projeto

O Projeto Ponte foi aprovado no edital da Vara de Penas e Medidas Alternativas, do Fórum de Porto Alegre, e vai custear o transporte para alunos das escolas que manifestaram interesse, por meio de consulta prévia realizada pelo Núcleo Educativo do MJC. 

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, é fundamental essa aproximação com o público estudantil.

"Nossa ação integrada com as redes escolares permite dar escala a essa iniciativa. Estamos facilitando o acesso às expressões artísticas e ao patrimônio histórico e cultural, que é de todos", analisa a secretária.  

Ela lembra que recentemente o Museu Julio de Castilhos recebeu investimentos do governo do Estado, por meio do Programa Avançar na Cultura, para qualificar sua estrutura física e o acervo, justamente com a intenção de melhor acolher os visitantes e atrair novos públicos. 

Inclusão

Para o coordenador do Núcleo Educativo do MJC, Luciano Steiw, “a iniciativa dá oportunidade para alunos de regiões periféricas conhecerem um museu histórico do centro da cidade, onde muitos nunca vêm, promovendo o sentimento de inclusão. É um grande exercício de cidadania para jovens e crianças”.

Como condição de adesão, o Museu Julio promoveu uma etapa de formação para professores das duas escolas. Os 19 participantes visitaram as exposições da instituição e receberam informações sobre patrimônio, musealização, conservação de acervo e ajustes de proposta de mediação com a equipe educativa. Antes dessa atividade formativa, a equipe do museu foi à escola, levou algumas peças e conversou com a equipe e com alunos.

“Neste projeto, além do acesso a um público que não vem ao museu porque fica distante dele, em termos territoriais, trabalhamos conceitos com os professores visando a valorização do patrimônio do bairro e o repertório dos alunos, para que a escola prossiga com o tema após a visita. O desafio deu tão certo que a Escola Santa Rosa já planeja um museu escolar”, diz entusiasmada a museóloga Doris Couto, diretora do MJC.

O Projeto Ponte é um piloto e terá nova edição no próximo ano, com a possível inclusão de outras escolas públicas.


Matéria publicada n o site da SEDAC: https://cultura.rs.gov.br/museu-julio-de-castilhos-viabiliza-visitacao-de-alunos-da-periferia-de-porto-alegre