Giba Giba em Pelotas




 O Museu Julio de Castilhos (MJC), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), em conjunto com Sandra Narcizo, da MS2 Produtora, foi responsável pela primeira montagem da exposição intitulada Giba Giba, o guardião do Sopapo, em 2021, na sede de Porto Alegre. Uma vez mais, o protagonismo de Giba Giba na defesa da cultura africana será tema de uma exposição em sua homenagem, no Casarão 2 da Praça Cel. Pedro Osório em Pelotas, na quinta-feira, 20 de abril, às 19h. O evento estará aberto ao público, com entrada gratuita.

Com curadoria da museóloga e diretora do MJC Doris Couto, a exposição da Praça Praça Cel. Pedro Osório promoverá um passeio pelo universo particular do homem, do músico e do militante incansável pela cultura negra, que se integra à história do próprio Sopapo, enquanto elemento simbólico da cultura pelotense e afro-gaúcha.
Entre as peças expostas estão fotos de família, objetos de uso pessoal, figurinos de shows, história e fotos do festival que reintroduziu o sopapo na cultura gaúcha - o CaBoBu, além do Sopapo musealizado pelo Museu Julio de Castilhos.
Sobre Giba Giba
Giba Giba [Pelotas, 1940 - Porto Alegre, 2014], na década de 1990, reintroduziu o grande tambor, com todos os seus significados e ressonâncias na cultura pelotense. Foi cantor, compositor, percussionista e ativista cultural brasileiro, criador do Festival CaBoBu.
Serviço
O Quê: Exposição Giba Giba – o guardião do Sopapo
Quando: 20/04
Onde: Sala Inah D'Ávila Costa, Casarão 2 da Praça Cel. Pedro Osório, n.2 – Secult - Pelotas/RS
Hora: 19h
Visitação: segunda a sexta-feira, das 09 às 17h.