Centenário de Bruno Kiefer

 Bruno Kiefer foi músico, compositor moderno, musicólogo e professor de teoria e história da música da UFRGS, nascido em 09/04/1923 em Baden Baden, Alemanha. Em 1934, Bruno Kiefer e sua família, fugindo do nazismo, se mudam para o Brasil, radicando-se em Tangará, nas margens do Rio Peixe em Santa Catarina. No ano seguinte, vão para Porto Alegre, onde, aos 17 anos,começou a estudar flauta e, depois, passou a estudar música com o professor Júlio Grau.

Em 1946, entrou na Escola de Belas Artes (hoje Instituto de Artes da UFRGS) sendo aluno do próprio Julio Grau e de Enio de Freitas e Castro. Passou a lecionar após se formar no curso de música (composição) na Escola de Belas Artes. Graduou-se também em Química Industrial e em Física, lecionando as disciplinas de matemática e física de segundo grau no Colégio Marista Rosário.

Filiou-se ao sindicato dos músicos e tornou-se um dos fundadores da OSPA. Na década de 1960, tornou-se professor da UFRGS, lecionando História da Música, História da Música Brasileira (disciplina criada por ele), História e Teoria dos Instrumentos, Apreciação Musical e Teoria do Som. Publicou vários livros sobre música e história da música. Foi um grande conhecedor da cultura e dos padrões vigentes no seu tempo. Sua música continua despertando polêmica pela aparente fragmentação e desestruturação, pelo clima de crise constante e uma permanente irresolução.

Como compositor, não aderiu ao serialismo utilizado por Luís Cosme nem se serviu da antropofagia de Armando Albuquerque. Conforme Celso Loureiro Chaves, “seu estilo, buscava a inspiração para plasmar em música uma originalidade que nem sempre soa natural, embora soe sempre individual, sempre claramente identificável como sendo Bruno Kiefer”. Ele tinha uma visão lúcida da perspectiva histórica e dos processos composicionais empregados por compositores do século XX, como Debussy, Hindemith, Bartók, Schönberg, Stravinsky, Webern e Berg. Sua produção musical abrange cerca de 150 obras. Obteve menção honrosa nos concursos de composição da  Rádio do MEC  e FUNARTE e da Sociedade  Brasileira de Música Contemporânea e criou o Seminário Livre de Música de Porto Alegre, em 1966, sendo um dos fundadores do Curso de Pós-Graduação em Música da UFRGS. A Casa de Cultura Mário Quinta o homenageou dando seu nome ao principal teatro da instituição. Bruno Kiefer faleceu em Porto Alegre em 27/03/1987.

O Museu Julio de Castilhos possui um acervo com vários instrumentos musicais, como violino, cítaras, acordeões, sopapo, uma viola boliviana, maracás indígenas, entre outros.