Giba Giba é cantor, compositor, percussionista e ativista cultural brasileiro. Seu protagonismo na defesa  da cultura africana é marca da  exposição em sua homenagem, que abre ao público, no Museu Julio de Castilhos (MJC), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), em 19 de novembro, próxima sexta-feira.



Com curadoria da museóloga e diretora do MJC Doris Couto e de Sandra Narcizo, produtora de Giba Giba (MS2 Produtora), a exposição Giba Giba: o guardião do Sopapo convida o visitante para um passeio pelo universo particular do homem, do músico e do militante incansável pela cultura negra, que se integra à história do próprio sopapo, enquanto elemento simbólico da cultura afro-gaúcha e pelotense.

 A exposição inaugura novo espaço expositivo do Museu, produzido a partir do Programa Avançar na Cultura, e  percorre os 73 anos de vida do artista por meio de fotos de família, objetos de uso pessoal, objetos e figurinos de shows, história e fotos do festival que reintroduziu o sopapo na cultura gaúcha - o CaBoBu.

exposição Giba Giba 2
A exposição inaugura novo espaço expositivo do Museu, produzido a partir do Programa Avançar na Cultura - Foto: Gabriel Costa | MJC

São elementos icônicos da exposição, o sopapo do músico e o sopapo doado ao museu por José Batista, nas comemorações do Dia do Patrimônio, musealizado como símbolo da resistência negra às agruras do trabalho forçado nas charqueadas, em Pelotas.

Complementa a imersão, um vídeo inédito do filho de Giba Giba, Eduardo Nascimento, em que toca o sopapo do pai, e outros elementos museográficos que apresentam a história e o pensamento deste protagonista que contribuiu para o fortalecimento da identidade cultural negra e que foi reconhecido, entre outras premiações, com o Prêmio Açorianos de Música de 1993.

exposição Giba Giba 3
O sopapo do músico e o sopapo doado ao museu por José Batista são elementos icônicos da exposição - Foto: Gabriel Costa | MJC

Os visitantes poderão, ainda, tocar em um sopapo e entender o poder e a sinergia com a África que o instrumento possui.

Musealização do Sopapo

Em 13 de agosto de 2021, a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, e a diretora do Museu Julio de Castilhos, Doris Couto, participaram em Pelotas, do ato liderado pela prefeita Paula Mascarenhas, que declarou o Tambor Sopapo Patrimônio Imaterial da cidade. Clique aqui para saber mais detalhes.

 Serviço

O quê: Exposição Giba Giba - O Guardião do Sopapo integrada à programação do Cinquentenário do 20 de Novembro.

Data: Abertura no dia 18 de novembro, às 19h, para familiares e imprensa. Abertura para o público de 19 de novembro até o final de fevereiro de 2022, de terças a sábados, das 10 às 17 horas.

Onde:  Museu Julio de Castilhos - R. Duque de Caxias, 1205 - Centro Histórico, Porto Alegre – RS - 90010-281

*Entrada Franca