Liga da Canela Preta: Racismo no Futebol




Liga da Canela Preta: Racismo no Futebol

“Muito se falou sobre a Liga da Canela Preta no nosso futebol, inclusive foi manchete num dos principais programas esportivos do Brasil, o Esporte Espetacular, da Rede Globo. Mas pouco se sabe sobre ela, e menos ainda se pesquisou. A história do futebol no meio popular porto-alegrense, nomeadamente negro, é uma das páginas mais desconhecidas e controversas do esporte.” (p.15)

O livro “Liga da Canela Preta – A História do Negro no Futebol”, do historiador José Antônio dos Santos, é a primeira obra séria a respeito e, conforme Jones Lopes da Silva, “vem esclarecer fantasias, informações desencontradas, afirmações não comprovadas e narrativas consagradas a respeito”.

O trabalho de José Antônio demonstra que não existiu apenas uma liga de futebol das classes populares, entre as décadas de 1910 e 1920, em Porto Alegre. Existiram ao menos quatro, o que nos leva a pensar em “Ligas dos Canelas Preta”, como forma de resistência em um período cujo encobrimento e ocultação eram táticas utilizadas pelos senhores do poder como tentativa de apagar a presença cultural da população negra.  


Apresentação do livro "Liga da Canela Preta - A História do Negro no Futebol", do historiador José Antônio dos Santos, com participação do autor, de Marcelo Carvalho, do Observatório do Racismo no Futebol, e do ex-árbitro da FGF e comentarista de arbitragem, Marcio Chagas da Silva.
Intervenção poética de Bruno Negrão.

Entrada Franca

Local: Espaço Corag do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa - Rua Caldas Junior, 261

Exposição de Banners sobre a Liga da Canela Preta no Museu Julio de Castilhos, rua Duque de Caxias 1205 de 13/06/2019 a 13/09/2019. 

Entrada Franca