Levantamento de Públicos

 Desde 2019, o Museu Julio de Castilhos realiza pesquisa de público com uma parcela dos visitantes. Por meio das respostas que obtivemos, podemos entender quais foram as percepções do público e, portanto, traçar novas estratégias, em especial para os nossos setores expositivo e educativo. Ao mesmo tempo, o dispositivo gera dados que dão conta do perfil dos nossos visitantes, entre eles, sua origem.


Entre 2019 e 2023, o Museu recebeu 56.927 pessoas, sendo que 5.014 responderam ao questionário na saída da instituição, correspondendo a 8,81% da totalidade do público (ressaltamos que os números de visitação foram impactados pela Pandemia de Covid 19, uma vez que o Museu ficou fechado entre março de 2020 e janeiro de 2022) . Assim, apesar desta ser uma amostragem de nossos visitantes, os resultados demonstram que o Museu vem recebendo um público cada vez mais diverso em relação à sua origem, com destaque para o aumento de pessoas oriundas de todas as regiões do país, inclusive de regiões mais distantes, como o Norte e o Nordeste, conforme pode-se observar nos mapas elaborados pela estagiária Karen Tiemi Inoue, sob orientação da analista Monica Marlise Wiggers. Além disso, observa-se a diversificação de visitantes estrangeiros, com destaque para pessoas vindas dos Estados Unidos da América, presentes em praticamente todos os anos avaliados.

O intuito é que cada vez mais visitantes respondam nossa pesquisa para que possamos qualificar nossos dados e, com isso, nosso trabalho. A opinião do público sobre as exposições é algo fundamental, afinal, é para o visitante que as concebemos e montamos.