ABRIL INDÍGENA NO MUSEU DE HISTÓRIA JULIO DE CASTILHOS

O Museu de História Julio de Castilhos, Instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta uma programação variada no Abril Indígena 2024. 

Este ano, em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado nacionalmente no dia 19 de abril, estamos promovendo uma série de atividades para os mais variados públicos ao longo de todo o mês. São seminários, rodas de conversa e apresentações que contam com a participação de convidados Kaingang, Mbyá-Guarani e Laklãnõ/Xokleng, além de atividades educativas e uma vivência na comunidade Yvy Poty. Todas as atividades no Museu são gratuitas. A vivência na aldeia tem um custo que inclui contribuição à comunidade e transporte de ida e volta. 

Há 121 anos, o Museu guarda e expõe mais de 2 mil peças indígenas, que contam a história desde os primeiros caçadores-coletores que chegaram há pelo menos 12.000 anos, até os povos atuais do Rio Grande do Sul e outros estados do país. 

Desde 2019, a exposição permanente “Memória e Resistência” é destaque no Museu, apresentando ao público o protagonismo indígena na história e estabelecendo parcerias com indígenas e suas comunidades. 

Atualmente, a exposição conta com três módulos: o primeiro exibe peças arqueológicas das culturas mais antigas do estado; o segundo expõe artefatos do período das Missões Guaraníticas; e a sala principal apresenta a mostra fotográfica Caminhos Indígenas nos séculos XX e XXI, o núcleo Tecnologias Indígena e uma ambiência especial. 

PROGRAMAÇÃO 

Quinta-feira, 04/04 às 18:30 

Missões Guarani: Cinema e Pesquisa Exibição de trecho do documentário “Duas aldeias uma caminhada”, produzido pelos indígenas Ariel Ortega e Jorge Morinico. Na sequência, seminário com pesquisadores. 

Convidados: Eduardo Neumann (professor e pesquisador de História da UFRGS) Laura Oeste (doutoranda em História pela UFRGS) 

Sábado, 06/04 às 15h 

Mulheres indígenas no Museu Roda de conversa sobre as lutas das mulheres indígenas no Rio Grande do Sul e no Brasil. 

Convidadas: Iracema Gah Té Nascimento (Kaingang, cacica da Aldeia Gah Ré em Porto Alegre) Angélica Domingos (Kaingang, mestranda em Política Social e Serviço Social pela UFRGS) 

Quarta-feira, 10/04 às 18:30 

Juventude Indígena: na exposição Memória e Resistência Mediação especial da exposição Caminhos Indígenas no Século XX e XXI, roda de conversa sobre saúde mental da juventude indígena e apresentação de música indígena contemporânea. 

Convidados: Lino Nunc-Nfôonro (Laklãno/Xokleng, mestrando em Antropologia Social pela UFRJ) Goj Tej (Kaingang, artista) Gabrieli Sales (Kaingang, graduanda em Psicologia na UFRGS) 

Quarta-feira, 17/04 às 18:30 

História Indígena e Arqueologia Seminário sobre pesquisas e perspectivas atuais da história antiga e arqueologia dos povos originários do Sul do Brasil. 

Convidados: Silvia Copé (Arqueóloga e professora de História da UFRGS) Antônio Soares (Arqueólogo e servidor no Museu de Arqueologia do RS) Laércio Gomes (Mbyá-Guarani e historiador) 

Sábado, dia 20/04, 9h-17h 

Vivência na aldeia Guarani Yvy Poty (Barra do Ribeiro-RS) 

Vivência com trilha e comida tradicional Guarani. Atividade promovida pela Associação de Amigos do Museu Julio de Castilhos (AJUC).

 Inscrição pelo formulário online: bit.ly/MHJCYvyPoty 


Sábado, dia 27/04 

Atividades educativas na exposição Memória e Resistência 

Manhã: para crianças Tarde: para adolescentes