O Museu vai à Escola

No dia 16/03, a Equipe Educativa do Museu Julio de Castilhos visitou a Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rosa, localizada no Bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, com o objetivo de apresentar o projeto que contempla diversas visitações da escola ao museu em 2023.  Além de dialogar com a Equipe Diretiva e o grupo de professores, apresentamos o Museu para as crianças da escola, levando uma pequena amostra de nosso acervo. 

Explicamos para os alunos que nosso museu conta a História do nosso Estado e está localizado no Centro Histórico de Porto Alegre. Foi um contato rápido, mas muito proveitoso e muito receptivo por parte de todos e serviu para aguçar a curiosidade dos alunos e professores. É fundamental para o exercício da cidadania conhecer os espaços públicos e culturais da cidade. Distribuímos o Zine do Museu aos alunos e convite da formação que será oferecida aos professores que acompanharem os alunos nas visitas.

A iniciativa de visitar a escola deve-se  à parceria que o Museu vai desenvolver junto com a escola, através da Associação dos Amigos do Museu Julio de Castilhos, com verba de transporte garantida pela Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA), sem custo algum para a escola ou aos alunos.