MUSEU JULIO DE CASTILHOS — 2023
O Museu Julio de Castilhos funciona em dois prédios históricos, sendo o seu acervo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). O acervo exposto é constituído igualmente de material histórico, com peças únicas e raras. Em razão dessas características, pedimos que as orientações descritas sejam rigorosamente observadas:
1) O Museu está aberto ao público de terças-feiras a sábados, das 10h às 17h. As mediações serão realizadas de terças-feiras às sextas-feiras nos turnos da manhã (10- 12H) e da tarde( 14-16H).
2) A entrada é gratuita para todos em todos os dias e horários de funcionamento.
3) O agendamento da visita acompanhada por mediadores deve ser feito através de agendamento somente pelo e-mail museujulioeduca@gmail.com, conforme a disponibilidade do calendário de visitas mediadas do museu e do preenchimento do termo de solicitação de agendamento de visita. Será realizada apenas uma (01) visita por turno.
4) Não há nenhuma possibilidade de visita de grupos/escolas ao museu sem acompanhamento da equipe do Museu.
5) O Museu oferecerá duas modalidades de visitação:
a) Visita Mediada - Modalidade de visita sugerida para grupos/escolas que disponham de um tempo de visitação de mínimo uma hora (01h) e com grupos de até 25 alunos para visitação ao museu e que tenham interesse em conhecer de forma mais aprofundada as exposições do Museu, dedicando um tempo à realização de atividades pedagógicas propostas pela equipe educativa do museu, de acordo com a faixa etária do grupo.
b) Visita Acompanhada - Modalidade de visita sugerida para grupos/escolas que estão visitando várias instituições no mesmo dia ou no mesmo turno, geralmente com mais de 25 alunos ou que tenham finalidade turística, dispondo de um tempo menor para visitar o Museu. A visita terá uma recepção introdutória acompanhada pela Equipe Educativa do Museu, que acompanhará o grupo e ficará disponível para explicações a respeito das exposições do Museu, com duração máxima de 30 minutos.
6) Para um serviço de visitação adequada, salvaguardando o acervo e de forma a qualificar a visitação, o número máximo por grupo será de 25 pessoas, entre alunos/turistas e acompanhantes. Grupos com mais de 25 pessoas serão divididos em mais de um grupo para fins de visitação;
7) Quando ocorrer a subdivisão de grupos, o grupo que aguarda visitação ingressará nas dependências do museu somente quando terminar a mediação do grupo que está efetuando a visita e em tratando-se de alunos, estes ficarão sob a responsabilidade da escola e de seus professores, nos jardins ou na sala Multimeios.
8) Para segurança de todos, solicitamos que, além do professor responsável, para cada grupo de 10 alunos, a escola encaminhe um monitor acompanhante, que deverá permanecer com o grupo, auxiliando na orientação e condução pelos espaços do Museu;;
9) ATENÇÃO: em caso de dano ao patrimônio (prédio ou objetos), o visitante causador do dano e a instituição à qual está vinculado (escola, agência de turismo etc.) responderão legalmente pelo fato, com reparação/ressarcimento;
10) Para que nenhum dano ocorra, fica PROIBIDO:
a) consumo de alimentos e bebidas dentro do museu, lanches poderão ser realizados no pátio do museu, após a visita;
b) correr ou empurrar nas dependências do museu;
c) dependurar-se em corrimãos, expositores ou anteparos existentes no museu;
d) portar mochilas/pastas/bolsas volumosas, mochilas e bolsas devem ser deixadas no ônibus; caso isso não seja possível, devem ser depositadas no guarda-volumes disponível na entrada do museu;
e) fumar ou conduzir acesos cigarros e assemelhados;
f) tocar nos objetos em exposição;
f) fazer uso de flash ao fotografar os objetos dentro do museu;
11) O museu não dispõe de equipe para acompanhamento de aluno/pessoa com deficiência (definição dada pelo Art. 2o da Lei Federal 13.146, de 06/07/2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), devendo a escola, neste caso, dispor de um professor ou familiar do aluno para acompanhá-lo individualmente. Solicitamos que a equipe do museu seja previamente informada caso haja algum aluno da turma visitante com deficiência e/ou necessidade de ferramentas inclusivas.
12) Ao final da visita, pedimos ao professor/educador responsável pela turma visitante que responda ao Formulário de Avaliação do Programa Educativo, além da realização, por amostragem, da Pesquisa de Público Escolar para ser respondida por voluntários, ambos disponíveis online.