Pesquisa

Uma das atividades do Museu Julio de Castilhos é receber pesquisadores para estudos de seu valoroso acervo de peças e documentos históricos. 


(Na foto, Prof. Dr. Édison Hünttner, Coordenador do Projeto de Arte Sacra Jesuítico Guarani da PUCRS)


Temos uma média de 5 a 8 pesquisas por mês, o que pode parecer pouco, mas não é, visto a complexidade e profundidade dos estudos realizados, bem como o tempo que as pesquisas levam para ser concluídas.


São pesquisas acadêmicas de graduação, mestrado, doutorado ou, ainda, de especialistas de uma determinada área, que mudam a forma de entender a história, contam outras histórias que não fazem parte de livros, reafirmam a importância da primeira instituição do Estado formada para guardar a memória de uma nação...sim, porque o acervo não fala apenas da história gaúcha, mas da formação do país. 

Nossos pesquisadores vem de universidades nacionais e internacionais;  encontram e reconhecem em nosso acervo subsídios raríssimos.

Considerando os critérios de preservação e cuidados com o acervo, para agendar uma pesquisa é necessário encaminhar um e-mail para museujuliodecastilhos@gmail.com descrever o que deseja pesquisar e justificar.
Pesquisadora Ivana da UFRGS testando pesquisa de digitalização em 3D do acervo