sexta-feira, 11 de maio de 2018

Vai ter Saci na Noite dos Museus

Resultado de imagem para noite dos museus 2018


DURANTE A NOITE DOS MUSEUS e pontuando os 130 Anos da Lei Áurea, o Museu Julio de Castilhos exibe a exposição O Saci, um panorama sobre um dos mais conhecidos personagens da mitologia brasileira, símbolo de resistência e liberdade. 


São 11 cartazes que mostram a relevância do saci, desde antes mesmo do Inquérito organizado por Monteiro Lobato em 1917 até os dias de hoje. Por que o saci permanece tão atual e presente no Brasil inteiro? É uma das questões que buscamos responder.

A exposição tem curadoria do jornalista e pesquisador Andriolli Costa, doutorando em Comunicação e Informação pela UFRGS e editor do site O Colecionador de Sacis, referência no trabalho de divulgação folclórica. 

Durante a Noite do Museu, no dia 19 de maio, a partir das 19h, haverá uma mediação oficial especial de lançamento da exposição, com presença do curador, discutindo a importância do saci no contemporâneo. 

E TEM AINDA



A exposição dos Textos Abolicionistas redigidos por Julio de Castilhos para o jornal A Federação, organizado  por Cinara da Silva Vargas, formanda em História pela PUCRS, responsável pelo texto de apresentação, seleção de recortes e artigos de acervo.

Obviamente é uma exposição com bastante texto, mas que vale a pena se dispor a mais que um olhar pois eles são muito interessantes ao mostrar o pensamento de uma época e a forma antiga de escrever.