segunda-feira, 8 de maio de 2017

Estão Todos Convidados!



Museu Julio de Castilhos abre exposição e apresenta programação de 2017

O Museu Julio de Castilhos, instituição ligada à Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), apresenta a exposição Casa de Correção - Dizer o Indizível, que integra a 15ª Edição da Semana dos Museus, proposta do Instituto Brasileiro de Museus, com o objetivo de dar foco aos grupos sociais ausentes das narrativas expositivas tradicionais.

Com nova equipe diretiva, o grupo técnico do Museu Julio de Castilhos localizou uma inédita coleção de fotografias em seu acervo que, contextualizada com alguns objetos de época, apresenta um breve panorama histórico sobre a Casa de Correção de Porto Alegre. A instituição pública localizava-se na região do entorno do Gasômetro, reconstruindo uma memória pouco conhecida  e que dificilmente teria melhor oportunidade de inserção.

Esta exposição marca ainda o início de uma jornada de manutenção ao museu, propondo um caminho expositivo diferenciado. Jogando com os labirintos das duas casas que compõem a instituição, haverá a apresentação de peças emblemáticas e pontuais da história do Rio Grande do Sul. O objetivo é manter o espaço aberto à visitação mesmo havendo espaços em reparos, para que o público possa usufruir de suas narrativas e conviver com o museu. O entendimento é o de que se deparar com as imperfeições de um equipamento tombado como Patrimônio Cultural do Estado é um ato de fruir de uma perspectiva do quanto este é vivo, uma instituição que não nega a passagem do tempo, mas que aprende constantemente a conviver com ele.

SERVIÇO:
O QUE: EXPOSIÇÃO CASA DE CORREÇÃO - DIZER O INDIZÍVEL / ABERTURA TEMPORADA 2017 MUSEU JULIO DE CASTILHOS
QUANDO: a partir do dia 17 de Maio de 2017, até final de Junho 
DIAS E HORÁRIO: de terça a sábado, das 10 às 17 horas
ONDE: Rua Duque de Caxias, 1205 - Centro Histórico, Porto Alegre/RS - CEP 90010-283