segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Visita Secretário Victor Hugo em 24 de outubro

Sábado, dia 24 de outubro - Visita do Secretário Victor Hugo junto à equipe Técnica IPHAE e Secretaria de Obras Públicas.

Secretaria da Cultura contrata projeto para restauro do Museu Julio de Castilhos
O secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo anunciou neste sábado (24), dia que assinala os 112 anos da morte de Julio de Castilhos, a contratação do projeto de restauro integral do Museu Julio de Castilhos, que incluiu a casa original, o anexo, a edificação de uma reserva técnica e paisagismo.
Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração Crescimento (PAC) Cidades Históricas, programa do governo federal executado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O Museu Julio de Castilhos foi a primeira instituição museológica do Estado e, como era comum na época, seu acervo abrangia artefatos indígenas, peças históricas, obras de arte, coleções de zoologia, botânica e mineralogia. Nesse período, a partir de 1900, houve o interesse do governo estadual em recolher através das intendências municipais peças que representassem as características do Estado. Em 1901, com a primeira 1ª Exposição Agro-industrial, novas aquisições foram realizadas, formando-se, dessa forma, as primeiras coleções do Museu. Também a Coleção Barbeitos, comprada em 1905.
Em reconhecimento à sua importância, enquanto instituição museológica mais antiga do Rio Grande do Sul, o acervo do Museu foi inscrito no livro Tombo de Belas Artes da Subsecretária do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1937.