sábado, 18 de abril de 2015

19 DE ABRIL DIA DO ÍNDIO

19 DE ABRIL DIA DO ÍNDIO
   Segundo a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) o dia do índio foi escolhido internacionalmente em 19 de abril de 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado na cidade Patzcuaro no México, com uma efetiva participação de comunidades indígenas. O objetivo do congresso foi debater assuntos relacionados às sociedades indígenas de cada país. Foram convidados representantes de todos os países do continente americano.
   No Brasil, a data somente foi instituída em 19 de abril de 1943, devido aos apelos e intervenções formulados pelo Marechal Rondon, e no governo do Presidente Getúlio Vargas, foi promulgado o Decreto-Lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943 que o tornava obrigatório. Fonte: http://www.funai.gov.br/
   Assim, o Museu Júlio de Castilhos lembra o Dia do Índio com uma mostra virtual de algumas peças de seu acervo para homenagear as diversas etnias e culturas indígenas presentes neste país. A equipe do Museu considera de extrema importância realizar esta homenagem, pois através dela é possível efetuar uma reflexão sobre o papel desses povos na história e entender a necessidade e a importância de preservá-los. Entre as peças selecionadas estão exemplares produzidos com penas, sementes, pedras e fibras.
Pesquisa, seleção de objetos e fotos: Aldryn Brandt e Jéssica Gomes
Edição de fotos: Kamyla Dias