quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Exposição itinerante pode ser conferida até o final de setembro



A exposição Maçambique de Osório está desde agosto de 2014 no Museu Julio de Castilhos.

Maçambique de Osório é uma manifestação cultural afro-gaúcha, que envolve as comunidades quilombolas de vários municípios do litoral norte, seus cantos, crenças e símbolos. É um momento de enaltecimento da cultura local, que visa romper com o estigma e invisibilidade conferidos à cultura negra. A manifestação se destaca pelo importante papel na reafirmação e resistência dos laços comunitários, bem como pela memória coletiva dessa população.

A exposição surgiu no ano de 2012, a partir da parceria do Museu da UFRGS/PROREXT com o Instituto de Geociências da Universidade, através da disciplina de Geografia Cultural, ministrada pelo Prof. Álvaro Luiz Heidrich.  O envolvimento do grupo Maçambique de Osório foi fundamental nesse projeto. O ILEA (Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados) participou como apoiador.

Com fotos de Wagner Innocencio Cardoso, a exposição fotográfica é composta por banners, localizados na sala de exposições temporárias do Museu, com visitação de terças a sábados, das 10h às 17h, até o final do mês de setembro de 2014. A entrada é gratuita.