sexta-feira, 23 de maio de 2014

Museu Julio de Castilhos lança livro sobre os reflexos da 1ª Guerra Mundial no Brasil




Uma reunião de ensaios sobre a repercussão que a 1ª Guerra Mundial  teve no Brasil é o mote do livro 1ª Guerra Mundial – Reflexos no Brasil, que tem lançamento na próxima sexta-feira, 30 de maio, às 18h, no Museu Julio de Castilhos, com entrada gratuita. Na ocasião, os autores farão uma breve exposição de suas abordagens ao tema, seguida de sessão de autógrafos.

Mesmo pretendendo se manter neutro, o Brasil rompeu relações diplomáticas com a Alemanha e teve alguns navios torpedeados. O país enviou parte de sua força militar para treinamento na França, missão em Cabo Verde e uma série de operações preventivas, surpreendendo o cenário da época. O livro mostra não apenas aspectos do conflito armado no mundo, mas, também, como era a sociedade brasileira quando a guerra eclodiu.

A edição tem a colaboração dos escritores Claudio Moreira Bento, Cristiane Debus Pistoia, Décio Andriotti, Heino Willy Kude, José Carlos Teixeira Giorgis, Luiz Oswaldo Leite, Margarida Maria de Barcellos Tiburi, Maria da Gloria Bordini, Moacyr Flores, Norma Telles, Rafael Ban Jacobsen, Regina Zilberman, Roberto Fonseca, Tanira Castro e de Hilda Flores, que também é responsável pela organização da antologia.

O que: Lançamento do livro 1ª Guerra Mundial
 – Reflexos no Brasil (publicação do Círculo de Pesquisas Literárias - CIPEL)
Quando: 30 de maio.
Onde: Museu Julio de Castilhos
(rua Duque de Caxias nº 1.205 – Centro Histórico)
Horário: 18h
Valor do exemplar: R$ 25,00
Entrada gratuita