quinta-feira, 22 de maio de 2014

Acervo em foco

Tamancos Kabkab
A indústria calçadista lança todos os anos novidades, tanto em relação a design, cor, quanto a tamanhos. Vemos estilos cada vez mais modernos, além de releituras, mas o que não prestamos atenção é que toda a inovação que nos cerca não é tão atual assim.
Um dos exemplos disso são os tamancos Kabkab, originários do Império Otomano, por volta do século XIV d.C. – sendo que foram utilizados até o início do século XX. Famoso entre as mulheres, especialmente aquelas que viviam nos haréns dos sultões, esse calçado possuía duas funções principais: manter os pés e roupas longe da sujeira do chão, da neve, da água e da areia quente ao sair de casa e, também, evitar o contato com o chão quente de mármore das casas de banho turco.
Esses sapatos de salto eram associados à submissão, uma vez que uso dos kabkabs dificultava o andar das mulheres, o que impossibilitava uma possível fuga do harém – em casos de escravas de lazer – deixando-as submissas ao seu dono ou marido. Outro fator referente à altura era o status de quem os usava, pois o caminhar lento remetia a uma mulher rica e despreocupada. O tamanho dos saltos poderia variar entre 5 a 30 centímetros de altura, o que, muitas vezes, obrigava essas mulheres a utilizarem uma bengala para locomoção.
A confecção era simples e feita em madeira. O salto era dividido em duas palafitas: uma ao centro e outra no calcanhar; na parte superior, utilizava-se uma tira de couro para sustentação dos pés. Os tamancos mais simples eram utilizados nas casas de banho, já os de passeio poderiam ser enfeitados com camurça, com fios dourados ou prateados, madrepérolas e até pinturas. O nome Kabkab  faz referência ao som que o calçado reproduzia quando usado no chão de mármore.
O Museu Julio de Castilhos possui dois modelos de tamancos de passeio. Ambos vieram de Damasco, na Síria. Foram doados em 1957, por Jorge Paulo, e são aproximadamente do início do século XX. As peças possuem tamanhos diferentes, o menor mede 5cm de altura, 22cm de comprimento e 7cm de largura; o modelo maior mede 7cm de altura, 22cm de comprimento e 9,50cm de largura.

Curadoria: Kamyla Stanieski Dias