segunda-feira, 9 de setembro de 2013

ÓPERA RAP GLOBAL no Museu Julio de Castilhos

O Projeto Ópera Rap Global é um espetáculo musical, que mescla a representação da cultura popular, através do RAP, com a cultura erudita, através da Ópera . Tem como roteiristas o Professor  Boaventura de Sousa Santos, sociólogo e escritor português,  e Renan Lélis, professor e MC do grupo de RAP Paulista “Inquérito”.
A Ópera Rap Global provoca mundos distanciados e ousa no campo artístico,  contribuindo  para o processo de valorização dos atores locais e da cultura urbana por meio de elementos do Hip Hop.
O lançamento do Projeto será no próximo dia 13 de setembro de 2013, das 15h  as 15h35 no Museu Júlio de Castilhos, Porto Alegre, com a   demonstração do estudo feito pelo compositor Pedro Dom para a formação da mini orquestra, composta por seis músicos, que integrarão o espetáculo final em 2014 ;  leitura cênica do  Prólogo da Ópera; e  intervenção do professor Boaventura de Sousa Santos , expondo sobre o personagem principal Queni N.S.L. Oeste , que inspirou a criação do projeto.
O evento terá programação exclusiva para  internautas, com transmissão ao vivo via YouTube.
A realização é do Instituto Trocando Ideia, que vem tendo  atuação fundamental na construção  e manutenção da cultura hip-hop no Brasil, especialmente em Porto Alegre-RS, desde a  década de 90.