quinta-feira, 18 de julho de 2013

Herança Açoriana: Uma Festa Cultural


3 de agosto de 2013 - das 11 às 17h00
Museu Júlio de Castilhos, Rua Duque de Caxias, 1231
Porto Alegre, RS

REABERTURA DO MUSEU JULIO DE CASTILHOS
O prédio principal do Museu Julio de Castilhos, fechado há 16 anos, será reaberto em 3 de agosto, ampliando em quatro grandes salões, os espaços expositivos da instituição museológica mais antiga do Estado.

LAÇOS AÇORIANOS: Povoamento e cultura no Porto dos Casais
Exposição temporária que busca ressaltar a importância histórica do povoamento açoriano na construção da cidade de Porto Alegre, disseminando e ressignificando suas manifestações culturais, que criaram um laço identitário permanente no Rio Grande do Sul.
Período de exposição: de 3 de agosto a 3 de novembro de 2013
Visitação: terças a sábados das 10 às 17h00 e com visitas guiadas e ações educativas: terças e quintas.

AÇORES E O MITO DE ATLÂNTIDA
Espetáculo cênico com direção e concepção de Marcelo Restori
Os açorianos e sua influência no imaginário e na cultura do Rio Grande do Sul. Uma simbólica coreografia perfomática com aéreos de rapel cênico e dança contemporânea sobre herdeiros da lenda de Atlântida - um povo oriundo de um arquipélago de nove ilhas, cercado pela imensidão do mar e constantemente ameaçado por tremores e erupções vulcânicas - de um lado a luta com a natureza, do outro a solidão e o desafio a aventura.

FEIRA GASTRONÔMICA TASCAS AÇORIANAS
O GT em Gastronomia Regional organizou para o evento uma Feira Gastronômica denominada Tascas Açorianas, com os chefs de cozinha Carlos Kristensen e Felippe Sica, além da participação da Casa dos Açores, na elaboração dos pratos a serem servidos na feira, inspirados na rica culinária açoriana. A equipe da Cozinha do Palácio Piratini auxiliará os chefs e a Casa dos Açores de Gravataí na execução dos pratos na feira, que ocorrerá das 11 às 17h00.

ESPETÁCULO DE DANÇAS
"Grupo de Danças Ilhas de Encanto", do Instituto Isabel de Espanha de Viamão
O Grupo de Danças do Instituto Isabel de Espanha foi fundado em 1981 pela professora Lucélia Adami Nunes, com o nome de Grupo de Danças Isabel de Espanha, com o objetivo de oportunizar as crianças da comunidade escolar a vivência da arte da dança. A partir de 1990 o grupo passa a se chamar Grupo de Danças Ilhas de Encanto, pois o folclore açoriano, uma das raízes da colonização viamonense, passa a ter destaque em suas apresentações. O desenvolvimento de atividades artísticas e culturais, por meio da dança, tem caráter formativo, aguçando nas crianças sua sensibilidade e espírito crítico, tornando-a mais confiante e participativa.

PROJETO ART'ESCAMA
Resgatar a cultura açoriana e incentivar o turismo é o que o grupo de mulheres pescadoras da Ilha da Pintada/RS, Art' escama, vem fazendo nos últimos catorze anos.  A Ilha é composta por descendentes de imigrantes açorianos e de ex-escravos africanos, que trouxeram suas referências culturais.  O Projeto Art' escama  tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores da Ilha, ampliando as possibilidades de trabalho e renda, com capacitação e organização para que seja autossustentável, com foco no turismo e na proteção ambiental.


Promoção: Associação dos Amigos do Museu Julio de Castilhos
Patrocínio: BANRISUL - Banco do Estado do Rio Grande do Sul