quinta-feira, 13 de junho de 2013

Nova Exposição no Museu!

Ares de um novo estilo...

O frescor de uma suave brisa no rosto, produzida pelo movimentar gentil de um leque é apenas uma faceta das utilidades desse cativante objeto que, historicamente, foi sendo aprimorado e ressignificado pelos diversos grupos que o adotaram como acessório indispensável para o seu cotidiano, incorporando-o aos seus ritos e representações.


Na antiguidade, os leques eram instrumentos rituais e indicavam a posição social daquele que os portava. Os leques, que eram utilizados indistintamente, por homens e mulheres, chegaram à Europa para difundirem-se pelo mundo como objeto essencial ao vestuário feminino. O leque tornou-se até mesmo parte de um complexo código de mensagens entre amantes, uma forma de linguagem. No Brasil, os leques se difundiram apenas com a chegada da Corte Portuguesa em 1808.

O Museu Julio de Castilhos convida o seu visitante a conhecer a história dos leques, na sua nova Exposição “Ares de um novo Estilo”, com a coleção pertencente ao acervo da Instituição. Esse objeto foi especialmente escolhido porque representa uma origem exótica, uma temática étnica, uma composição luxuosa e uma função que exacerba a sua finalidade prática, adquirida ao longo de sua constituição histórica.  

Curadoria: Gabriela Michel Konrath
Pesquisa e montagem: Thiago Araújo
Montagem: Rafael Lauermann

Venha nos visitar!
De junho a agosto de 2013