domingo, 30 de setembro de 2012

Exposição, livro e DVD trazem lembranças da última Bienal do Mercosul


Exposição de “Um Quadrado no Rio Grande do Sul – Quatro Cantos” no Museu de Arte de Santa Maria. Quatro pinturas esféricas, 90 cm Ø, barro e folha de ouro. Um vídeo de quatro panoramas 360º. A exposição será apresentado no Museu Júlio de Castilhos em outubro de 2012

Abre no dia 10 de outubro às 19:00 horas no Museu Júlio de Castilhos, Rua Duque de Caxias, 1231 - Centro  Porto Alegre - RS, 90010-281 a exposição “Um Quadrado no Rio Grande do Sul – Quatro Cantos” do artista plástico Nick Rands, que fez parte do elemento Cadernos de Viagem da 8ª Bienal do Mercosul.

A exposição, que foi apresentada somente em Santa Maria em maio do ano passado, agora vai ser vista pela primeira vez em Porto Alegre.

Junto com a abertura da exposição será lançado o livro “Um Quadrado no Rio Grande do Sul” publicado pela Editora Zouk, que apresenta uma documentação dos trabalhos feitos para a 8ª Bienal e mostra o processo da produção do trabalho.  

O livro inclui um DVD com dois trabalhos em vídeo e um documentário sobre a produção das obras para a 8ª Bienal do Mercosul.

Com o título geral Ensaios de Geopoética, a 8ª Bienal do Mercosul incluiu um componente chamado Cadernos de Viagem, com curadoria de Alexia Tala, no qual 9 artistas foram convidados a viajar para distintos locais no Estado do Rio Grande do Sul, como parte do processo de feitura do trabalho a ser exibido nas regiões e também na exposição Bienal em Porto Alegre. O projeto Um Quadrado no Rio Grande do Sul envolveu o desenho do maior quadrado possível no mapa do Estado do Rio Grande do Sul, uma viagem a cada um dos cantos, bem como a coleta de terra, fotografias e vídeo ao longo do percurso. Estes materiais foram usados para desenvolver os trabalhos para a Bienal e para esta exposição.