segunda-feira, 25 de junho de 2012


Exposição – Haiti Arte e Resistência

A mostra visa apresentar um conjunto de objetos de arte de diferentes linguagens – pintura, escultura, vídeo, música, - permitindo conhecer aspectos da vida cultural e social do povo haitiano, expressa em temáticas que estão no cerne de sua formação: a África, a Negritude, o Vuduísmo, a resistência e a luta contra a escravidão e o colonialismo.


O registro fotográfico que compõe a mostra traça um roteiro, revelando lugares paradisíacos de um país banhado pelo mar do Caribe. Uma arquitetura que apresenta vestígios de um passado colonial próspero e descreve a existência de um cotidiano simples, precário e, ao mesmo tempo, de grande intensidade em suas manifestações populares.

O Haiti foi o primeiro país a abolir a escravidão moderna, sofrendo até hoje as conseqüências deste gesto: o isolamento, o estigma de um povo bárbaro e selvagem, ditaduras e catástrofes naturais. Mas, frente a esta conjuntura, resiste ao preconceito contra a sua língua, sua religião e sua origem africana.

A mostra é de curadoria de Margarida Rache e coordenação de Normélia Parise tendo realização executada pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Abertura: 26 de junho de 2012 ás 17:00.

Todos estão convidados!